Beldroega | Portulaca oleracea
Considerada por muitos como uma ‘erva daninha’ em pomares, hortas e jardins, a beldroega é rica em ômega-3 e nas vitaminas B e C. Vem sendo descoberta como uma grande aliada na alimentação(é uma PANC) e na medicina natural, além de indicar o tipo de solo onde geralmente ocorre.
Indicadora de solo: Sua presença indica solos arenosos e ricos em matéria orgânica; presença de boro.
Informações gerais
- Popularmente conhecida por onze-horas, verdolaga, beldroega-da-horta e caaponga, é uma herbácea suculenta originária, provavelmente, do norte da África e da Europa Ocidental, de pequeno porte, de ciclo anual, da família das Portulacaceae.
- Sua inflorescência é axilar, com pequenas flores solitárias amarelas, florescendo nos meses quentes do ano. Polinizada principalmente por abelhas.
- Fruto seco deiscente, do tipo pixídio, com muitas sementes negras.
- Suas folhas simples podem chegar a 3cm; seu caule prostrado mede entre 20cm e 40cm de comprimento, podendo atingir 30cm de altura.
- De raízes fibrosas, é uma planta terrícola ou rupícula, que prefere solos arenosos/argilosos, bem drenados. Vai bem em pH ácido, neutro e básico. Precisa de solo úmido para seu pleno desenvolvimento.
- A propagação é feita por sementes, estaquia ou divisão de raízes.
- De clima temperado, mediterrâneo e quente, prefere sol pleno(com crescimento mais prostrado), mas vai bem em locais sombreados(onde tende se elevar um pouco mais do solo).
- Não é tóxica.
Uso culinário
- As folhas e talos podem ser usados em saladas e refogados. Suas folhas têm sabor ligeiramente ácido e salgado e, por serem suculentas, podem ser preparadas em conservas. As sementes podem ser usadas para pães. A cinza da planta queimada pode ser usada como sal vegetal.
Usos medicinais
- Trata afecções do fígado, da bexiga e dos rins. Combate o escorbuto. Possui efeito diurético quando cozida e aumenta a secreção de leite materno. Seu suco é usado para afecções dos olhos e as suas sementes combate parasitas intestinais. É antioxidante, fonte de vitamina C, anti-inflamatória, antifúngica e analgésica. Suas folhas contêm ômega-3.
- Antibacteriana depurativa, diurética e antipirético. Previne ataques cardíacos e fortalece o sistema imunológico. Cicatrizante, o suco da planta é eficaz no tratamento de doenças de pele e picadas de insetos. O chá das folhas é usado no tratamento de dores de estômago e de cabeça.
- Gestantes e pacientes com problemas digestivos não devem usar sem orientação médica.
Atenção: Não é recomendável a utilização de qualquer planta para fins medicinais ou culinários, sem antes: 1. estar seguros de sua correta identificação; 2. de conhecer sua procedência; e 3. saber todos os efeitos que a espécie em questão possa ter na saúde humana. Na dúvida, não faça uso da planta e consulte um médico.